09 janeiro 2008

O que eu proponho para discussão

Olá a todos, um bom dia dia cheio de optimismo!

Devo ser franca e dizer que pouco sei do passado.

Mas mesmo que saiba pouco, algo me diz que se já é difícil ter uma ideia do passado pelas coisas que ficam escritas, muito mais difícil é termos essa ideia pelas coisas que foram ditas e observadas e que ficaram somente na memória das pessoas. Digo isto porque nós moçambicanos não tínhamos uma escrita.

Portanto, julgo que é muito difícil dizer que o nosso passado há 300 anos ou mais foi lindo ou foi feio, que teve equilíbrio ou desequilíbrio. Parece-me ser mais sensato dizer que a vida nos tempos era como a vida de sempre: com alegrias e tristezas, mas certamente com muitas mais dificuldades. Muitos de nós hoje vivemos em casa de cimento, temos chuveiro, sanitários, lemos, vamos à escola, etc. Há 300 anos vivíamos como?

Para mim, que nada percebo de política, o mais importante é ficarmos neste presente e sabermos como é que podemos ter uma vida mais eqauilibrada, mais democrática.

Por exemplo, o que é necessário fazer para que possa haver uma vida mais feliz para aqueles que vivem com dificuldades? O que é necessário fazer para que o país não se resuma a um só partido? O que é necessário fazer para que as pessoas apreendam a não acreditar logo à partida nos políticos? O que é necessário fazer para que a polícia, os tribunais, a procuradoria da República funcionem rápido e de forma independente? O que é necessário fazer para que os professors tenham melhores salários e os alunos escolas verdadeiras e não salas vazias? O que é que nós que estamos cá em baixo precisamos fazer para obrigar a quem está em cima a pensar em nós?

São coisas assim simples que eu proponho para a discussão.

Um beijinho grande para todos.

Sónia Ribeiro

2 Comments:

Blogger AGRY said...

Sónia, um primeiro comentário.
Um continente simples, ou aparentemente simples, pode transportar um conteúdo extremamente complexo.É o caso!
Abraço

quarta-feira, janeiro 09, 2008 11:50:00 da tarde  
Blogger umBhalame said...

O que é que nós que estamos cá em baixo precisamos fazer para obrigar a quem está em cima a pensar em nós?

As questões simples que invoca são pertinentes.

É que há interesses que as tornam inacessíveis, ou quase, ou então dificultam-nas.

Quer-me parecer que, pretende que se discuta a Sociedade Civil.
Como se deve organizar e funcionar, para que o País seja um local melhor para o Povo viver.

Será isso?

quinta-feira, janeiro 10, 2008 10:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home