07 junho 2008

Pas raciais

Aqui estou, mes amis.
Bonjour à tous.
Sacrebleu! Pois alors la questão vital é atribuir aos brancos a malignidade dos getos sul-africanos et desta maneira evacuar o estudo sério des problèmes.
Tal como les plantas têm a polinização das flores assegurada pelos insectos que as visitam buscando quer néctar quer pólen, M. Gorane tem a sua epistemologia assegurada pelos brancos que polinizam ses preconceitos.
Une toute petite chose M. Gorane: que necessidade têm os brancos de provocar a “heliotaxia” agressiva dos pauvres dos townships quand precisam deles como mão-de-obra bon marché?
Mais: mesmo si aceitássemos a sua branca théorie, il va falloir explicar qual a razão por que les pretos reagem como reagiram.
M.Gorane é o perfeito exemplo do efeito Halo voilà.
Le problème, M. Gorane, consiste em estudar em profondeur as razões que produisent la violence et essas razões são sociais et pas raciais.
Amitiés.
Joseph Poisson

9 Comments:

Blogger Lisa said...

Só mesmo qui domine as duas langues é que consegue écrire comme ça..:)
E por um pharmacien eu tiro mon chapeau..:)

Falando mais sérieusement..Gostei de découvrir este espaço..como todos os autres do Profeseur Carlos..

Amitiés
Lisa

sábado, junho 07, 2008 7:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado, chère Lisa.
Joseph Poisson

sábado, junho 07, 2008 8:29:00 da tarde  
Blogger Lisa said...

De nada Monsieur Joseph toda a honra est pour moi..:)

domingo, junho 08, 2008 2:22:00 da manhã  
Blogger umBhalane said...

O que importa são mesmo as ideias.

Quanto às eventuais dificuldades em perceber as 2 línguas em simultâneo, talvez consultando 1 dos muitos emigrantes portugueses em França.

É que quando vêm de férias a Portugal, é vê-los falar demi en français, e a outra parte em português.

Mas é giro.

segunda-feira, junho 09, 2008 9:38:00 da manhã  
Blogger Lisa said...

Estou de acordo umbhalane, mas pelo que é de férias em Portugal eu acho ridículo quando oiço os imigrantes aqui em Portugal. Acho um exagero por parte deles, principalmente os mais velhos.Fingem que não sabem e tentam fazer-nos passar por parvos.
Dos 43 anos que tenho e 35 de França como imigrante não é por isso que eu falo metade francês metade português...Ou uma ou outra.Vêm com as "paneleirices" de que sabem francês e depois nem isso sabem....:( A mim dão-me raiva só isso..
Bom é melhor parar por aqui este comentário..
Só estava a dar a Minha opinião.
E como dizem esses bem falantes

Ô révoirrr mésieu.

grrrrrr

segunda-feira, junho 09, 2008 5:22:00 da tarde  
Blogger Lisa said...

Só mais uma coisa umbhalane, se aqui eu escrevi as duas línguas foi simplesmente porque gostei do estilo de "Joseph Poisson" acabando por seguir a mesma escrita que por acaso achei divertido.

Com amizade Lisa

segunda-feira, junho 09, 2008 5:27:00 da tarde  
Blogger umBhalane said...

Bem dizem os Ingleses que, os Portugueses não têm senso de humor!

Então Lisa.........................

1 - Também sou Português;
2 - Não critiquei ninguém. Constatei.

Com muita amitié.

segunda-feira, junho 09, 2008 10:09:00 da tarde  
Blogger Lisa said...

Nem eu critiquei:) e como disse ,Só estava a dar a Minha opinião.

Fico orgulhosa quando alguém diz com todas as letras que é Português.

E já agora os ingleses não ficam atrás..:)

Bonsoir umbhalane..
sem ressentimentos..

terça-feira, junho 10, 2008 1:46:00 da manhã  
Blogger umBhalane said...

E porque cá ainda é 10 de Junho, obrigado bien, minha Chérie Compatriota.

Até bientôt.

Bonsoir.

quarta-feira, junho 11, 2008 12:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home