07 outubro 2007
Olá!
Não é por eu ser negra que vou defender o Gorane com as suas teorias negras.
O socialismo de Mugabe é apenas uma maneira de enriquecimento dos ZANUistas. E vejam como o comandante lá do exército deles disse há tempos que nunca permitiria que outro partido que não a ZANU governasse o país. Claro, está em causa a sobrevivência dos que saboreiam o fruto da luta. E que querem continuar a saborear indefinidamente.
Não sabemos gerir uma agricultura como faziam os farmeiros. Se não sabemos, deixemos gerir quem sabe. Não é problema de cor: é problema de competência.
Nós, aqui na SADC, deveríamos ser firmes e penalizar o governo de Mugabe. Mas nada fazemos, pois somos todos camaradas presos em nossos laços históricos de protecção de privilégios.
Por hoje fico por aqui, mandando-vos um grande abraço deste lado do Zambeze.
Beijinhos também!
Sónia Ribeiro
4 Comments:
Cá por mim estou completamente de acordo com o Gorane. África para os Africanos. Tenho dito.
jctivane, os seus comentários lembram-me sempre os movimentos xenófobos de extrema-direita da Europa. Eles também não gostam de tudo o que é estrangeiro e também clamam por uma Europa para os europeus. Como o senhor, eles também são bastante racistas, também só compreendem um mundo simplista a preto e branco e também cultivam o ódio entre culturas. Enfim... vocês iam-se dar bem.
A leitura de Sónia Ribeiro parece-me um pouco racista. Então os negros não sabem trabalhar a terra, produzir tabaco e milho? E o que vêem fazendo desde que a Companhia fundada por Cecil Rhodes chegou ao Zimbabwe? Não foi produzir todas essas coisas? E os brancos, que de acordo com Sónia, são Competentes, fizeram jus à sua competência no Niassa (Mosagrius) e Manica? Suas farms nâo faliram ignomniosamente? Porquê faliram?
E já agora, onde a Sónia coloca o poderoso e eficiente bloqueio económico a que os ocidentais sugeitaram o Zimbabwe? Sem insumos e com os mercados fechados os farmeiros (fossem negros ou brancos) poderiam continuar a prosperar?
Vocês acham mesmo que as terras que os bracos expropriaram violentamente entre os finais do século XIX e princípios do século XX deveriam continuar na mesma? Sem nenhum esforço de correcção? Em nome da tal competência dos brancos no maneio da terra?
G. Matsinhe
oi Sonia. Adorei o teu comentário. Concordo 100 %. Força, minha amiga!
Enviar um comentário
<< Home