06 outubro 2007

A história do Zimbabwe

Como prometido, aqui me tendes a fazer uma curta história do Zimbabwe e das razões que levam esse país a estar como está hoje.
O que se passa no Zimbabwe é para mim muito simples.
Durante décadas a British South Africa Company explorou o Zimbabwe, a antiga Rodésia do Sul. E ao fazê-lo vedou aos negros todas as possibilidades de ascensão, vedou-lhes mesmo todos os seculares caminho do comércio.
Depois veio a independência do tabaqueiro Smith, mas sempre e apenas uma independência de brancos zangados com os pais. Branca continuou a Rodésia do Sul, com os negros sempre colocados em posição servil. Um Smith com fortes laços com o colonialismo português.
Depois houve negros corajosos que disseram um dia que bastava o domínio branco e que importava lutar para libertar a pátria dos opressores brancos.
Assim surgiu a ZANU. Não irei falar de outros partidos fantoches, colonizados pelos brancos.
A luta fez-se, foi dura, mas teve êxito e a independência chegou finalmente e nos acordos de Lancaster House ficou decidido que as terras seriam dos negros um dia. Os Ingleses foram arrastando a coisa, os farmeiros brancos continuaram a ocupar 80% da terra arável mantendo os negros na servidão como antes, até que um dia Mugabe decidiu expropriar as terras que sempre foram nossas, dos negros.
Expropriadas as terras, os ocidentais vedaram, irritados, o acesso de tudo aquilo que permitiria aos farmeiros negros assegurar a agricultura comercial. Falo dos insumos, dos investimentos.
E hoje temos o Zimbabwe empobrecido não porque a política da ZANU esteja errada, não porque os farmeiros negros sejam incapazes, não porque Mugabe seja um fascista como propalam por aí os brancos, mas porque os brancos decidiram que os negros devem continuar sentados na soleira da porta e não dentro de casa. Hoje, pessoas como Blair e Gordon apenas continuam a ser proprietários do espírito da British South Africa Company.
Tenho dito.
Respeitosos cumprimentos.

Félix Gorane

6 Comments:

Blogger Salvador Langa said...

Xi mano Gorane vc é mais preto que nós os pretos só pretos lol.

sábado, outubro 06, 2007 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mugabe é um fiho da puta um ditador, quando o zimbabué era governado por brancos era tudo muito melhor

domingo, abril 06, 2008 3:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O colonialismo tem muitas culpas no passado, e a África ainda é vítima do mundo «desenvolvido» de várias maneiras. Mas dizer que é tudo simples e que a culpa é toda dos brancos e dos americanos e dos europeus é ser cego e surdo. Querem resolver os problemas de África? Comecem por se livrar dos dirigentes megalómanos, corruptos e assassinos, acabem com ódios tribais e trabalhem para o bem comum de todos. Quem aponta o dedo aos outros tem três dedos virados para si mesmo. África tem futuro se os africanos quiserem.

segunda-feira, janeiro 26, 2009 12:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu caro é daqueles que faz parecer que todos os negros são burros....e olhe que não são...apenas aqueles que usam palas como as suas nos olhos....

sábado, novembro 26, 2011 12:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ηave you ever thought about including a little bit morе thаn јuѕt yοur artiсleѕ?
I mean, what you say iѕ important and all.

But ϳust imagine if yοu aԁded some great іmаgeѕ or vidеos
to give yоur posts more, "pop"! Υour content
іs excellent but with imаgeѕ аnd cliρs, thiѕ blog cοuld dеfіnitely bе one of thе most beneficіal in іts field.
Terrifiс blog!

my page What Are The Top Rated E-Cigarette Starter Kits Offered To Buy On The Net?

segunda-feira, fevereiro 25, 2013 11:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vc esta muito errado pois a culpa também e dos negros que deixaram e deixam se fazer de capacho paraas pessoas de maior influencia no mundo de hoje

sexta-feira, agosto 02, 2013 11:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home